Princípios Fundamentais do Espiritismo


A fraternidade deve ser a pedra angular na nova ordem social; mas não há frataernidade real, sólida e efetiva, se ela não se apóia sobre uma base inabalável; esta base é a fé; não a fé em tais  ou quais dogmas particulares, que mudam com os tempos e os povos e se atiram pedra, porque, anatematizando, eles mantêm o antagonismo; mas a fé em princípios fundamentais que todo mundo pode aceitar:


  • Deus
  • a alma
  • o futuro
  • o progresso individual indefinido
  • a perpetuidade das relações entre os seres
Quando todos os homens estiverem convencidos de que Deus  é o mesmo para todos; que esse Deus, soberanamente justo e bom, nada pode querer de injusto; que o mal vem dos homens e não dele, eles se olharão como filhos de um mesmo pai e estender-se-ão as mãos.
É esta fé que o Espiritismo dá e que será doravante o eixo sobre o qual moverá o gênero humano, quaisquer que sejam o modo de adoração e as crenças particulares.

Fonte: Allan Kardec - A Gênese, Capítulo XVIII, item 17

Entendendo
Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema filosófico, científico, etc. Catequese cristã. Ensinamento.
Conjunto: Junto simultâneamente. Reunião das partes de um todo. 
Princípio: Momento ou local ou trecho em que algo tem origem. Causa primária, origem. Preceito, 
regra.
Base: Tudo quanto serve de fundamento ou apoio.
Sistema: Conjunto de elementos entre os quais haja uma relação. 2.Disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que formam estrutura  organizada. Método, plano.
Filosófico é relatico a filosofia : filosofia é o estudo que visa ampliar incessantemente a compreensão das realidade, no sentido de apreendê-la na sua inteireza. Pensamento de filósofo, ou obra que contém. Razão. Sabedoria.
Científico: Relativo à, ou quem tem rigor da ciência.
Ciência: Conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e a experiência. Saber e habilidade que se adquire para o bom desempenho de certas atividades. Informação, conhecimento, notícia.
Ciências Biológicas - as que estudam os seres vibos
Ciências Exatas -  aquelas como a física, a química que descrevem os fenômenos de maneira quantitativa.
Ciências Humanas - Conjunto de disciplina que tem por objetivo o ser humano o passado e o presente, o seu comportamento individual e coletivo. 
Ciências Naturais - Aquelas que tem como objetivo o estudo da natureza ( zoologia, botânica , biologia....)
Catequese: Instrução metódica e oral sobre coisas religiosas.
Cristã: Relativo ao Cristianismo ou que o professa. Indivíduo cristão, cristã.
Cristianismo:  Conjunto das religiões cristãs, baseadas nos ensinamentos, na pessoa e na vida de Jesus Cristo.
Cristo: O escolhido por Deus para redimir seu povo, ou a humanidade; redentor, messias. Epíteto de Jesus de Nazaré, cuja vida, ensinamentos e morte são considerados pelo Cristianismo como cumprimento das profecias bíblicas de redenção.
 
Fonte: Mini Aurélio 7ª Edição - Dicionário da Língua Portuguesa revisado conforme acordo ortográfico - Editora Positivo

Breve falaremos sobre Jesus sob a ótica espírita.

2 comentários:

  1. Olá,
    Kardec diz no Livro "O que é o Espíritismo", na pergunta que o Padre lhe faz quando diz: "Não podeis, entretanto, contestar que o Espiritismo não está, em todos os pontos, de acordo com a religião." diz o Padre. E Kardec responde: Se o Espiritismo negasse a existência de Deus, da alma, da sua individualidade e imortalidade, das penas e recompensas futuras, do livre-arbítrio do homem; se ele ensinasse que cada um só deve viver para si, não pensar senão em si, não só seria contrário à religião católica, como a todas as religiões do mundo; ele seria ainda a negação de todas as leis morais, base das sociedades humanas. Longe disso: os Espíritos proclamam um Deus único, soberanamente justo e bom; eles dizem que o homem é livre e responsável por seus atos, recompensado ou punido pelo bem ou pelo mal que houver feito; colocam acima de todas as virtudes a caridade evangélica e a seguinte regra sublime ensinada pelo Cristo: fazer aos outros como queremos que nos seja feito. Não são estes os fundamentos da religião? Essa certeza do futuro, de se ir encontrar aqueles a quem se amou, não será uma consolação? Essa grandiosidade da vida espiritual, que é a nossa essência, comparada às mesquinha preocupações da vida terrena, não será própria a elevar a nossa alma e a fortalecer-nos na prática do bem?".

    É muito bonito ver que se pensarmos no Espiritismo como tendo esses pontos como fundamentais, sem dúvida, poderemos comungar com outra Religiões, assim com Kardec fez, ao passo que em sua reunião possui pessoas de DIVERSAS seitas religiosas, já que o Espiritismo não veio PRA SER MAIS UMA RELIGIÃO. É isso ai. Fiquemos com Deus, Abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Kardec diz no Livro "O que é o Espíritismo", na pergunta que o Padre lhe faz quando diz: "Não podeis, entretanto, contestar que o Espiritismo não está, em todos os pontos, de acordo com a religião." diz o Padre. E Kardec responde: Se o Espiritismo negasse a existência de Deus, da alma, da sua individualidade e imortalidade, das penas e recompensas futuras, do livre-arbítrio do homem; se ele ensinasse que cada um só deve viver para si, não pensar senão em si, não só seria contrário à religião católica, como a todas as religiões do mundo; ele seria ainda a negação de todas as leis morais, base das sociedades humanas. Longe disso: os Espíritos proclamam um Deus único, soberanamente justo e bom; eles dizem que o homem é livre e responsável por seus atos, recompensado ou punido pelo bem ou pelo mal que houver feito; colocam acima de todas as virtudes a caridade evangélica e a seguinte regra sublime ensinada pelo Cristo: fazer aos outros como queremos que nos seja feito. Não são estes os fundamentos da religião? Essa certeza do futuro, de se ir encontrar aqueles a quem se amou, não será uma consolação? Essa grandiosidade da vida espiritual, que é a nossa essência, comparada às mesquinha preocupações da vida terrena, não será própria a elevar a nossa alma e a fortalecer-nos na prática do bem?".

    É muito bonito ver que se pensarmos no Espiritismo como tendo esses pontos como fundamentais, sem dúvida, poderemos comungar com outra Religiões, assim com Kardec fez, ao passo que em sua reunião possui pessoas de DIVERSAS seitas religiosas, já que o Espiritismo não veio PRA SER MAIS UMA RELIGIÃO. É isso ai. Fiquemos com Deus, Abs.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. É uma enorme alegria tê-lo aqui! Abraço!