A caridade para com um criminoso


No Capítulo 11, item 14 do Evangelho Segundo o Espiritismo, Isabel de França comenta sobre a verdadeira caridade. Ela nos informa que a caridade não é esta que se dá umas moedas e se acrescenta algumas palavras e não se envolve o sentimento, e digo também, as roupas, sapatos, objectos que estão ocupando espaço e que não servem para ninguém, vale o bom senso, o tempo e olhar cada detalhe, se colocar no lugar do outro, se eu não uso o outro também não deve usar ou não merece usar porque que é meu irmão.
A completa caridade deve existir entre os verdadeiros seguidores da doutrina de DEUS. Devemos amar os desgraçados, os criminosos, como criaturas, que são, de DEUS as quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, quando se arrependerem, assim como nós pelas faltas cometidas contra a sua LEI. Devemos considerar que somos mais culpados do que aqueles que negamos perdão, pois eles não conhecem DEUS, como nós conhecemos, e muito menos lhes serão pedido.
Diz ela que em nenhum momento podemos julgar, porque precisamos de indulgência para  com os erros que cometemos sem cessar. Diz: - Ignorais que muitas acções são crimes aos olhos de DEUS e que ao mundo nem sequer como faltas leves considera?
E nos orienta que aos criminosos devemos a nossa CARIDADE DA PRECE, que é a verdadeira caridade. E nos lembra do tipo mais perfeito que DEUS nos tem oferecido de guia e modelo: Jesus.
Como ele agiria diante de um criminoso?
_ Vá e não peques mais!
ou
_ Nem eu te condeno!

E nós que estamos nos primeiros passos da evolução, ainda tão carentes de perdão e de prece? O que desejaríamos?
Vamos reflectir?
Paz, alegria e saúde!

12 comentários:

  1. Anjo Azul, luz amiga!!

    Profundo texto. Raramente oramos pelo criminosos. Mas são tão humanos e irmãos acima de tudo, pois filhos do mesmo Pai.
    Costumamos criticar tão somente sem nos preocuparmos do porquê chegou a isso. Será que somos melhores que eles? E nós, no lugar deles?

    Sempre fica a dúvida, por isso, creio não querermos fazer certas perguntas.

    Amiga do coração, tenha uma semana de muita luz e alegria!
    Beijo,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Sim Jorge amigo! Evitamos de nos fazer certas perguntas! Queremos fugir da verdade. Eles são nossos irmãos e tem o mérito do perdão assim como nós. E se fossémos nós no lugar deles? E quando o arrependimento bate às nossas portas? Caridade sempre! Um beijo, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gianete,
    O Evangelho é lindo, sempre me emociono com a leitura de certos trechos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Gi, estou aqui navegando no seu blog! Adorei o passeio. Está tudo tão bonito e organizado!

    Qto ao post, concordo plenamente!
    Apenas acrescento que não podemos confundir perdão com impunidade, como tem acontecido com os padres pedófilos e tantos outros criminosos do mundo.

    Bjo grande.

    ResponderExcluir
  5. Meri, nossa um elogio de ti que conhece tanto de blog, me deixa muito honrada. É estamos falando de perdão, e a lei dos homens existe para ser cumprida. Jesus também nos ensinou: - Dai a César o que é de César! Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Vila das Amigas, obrigado pelo carinho! O Evangalho é a luz das nossas vidas, não é mesmo? Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Tds somos dignos de compaixão...pois é perdoando que se é perdoado.
    Uma linda semana pra ti.
    bjss♥

    ResponderExcluir
  8. Gi, fiz um post hj inspirado neste seu. Queria saber sua opinião, pode ser?
    Bjok!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,estimada amiga!
    Aprendo sempre que por aquí venho acompanhando suas postagens,que edificam o espírito...
    É como sempre mencionamos...Quando aprendemos a nos amar e respeitar,compreendendo que nossos erros passados,nos servem hoje de lições e assim os aceitamos sem nos martirizar e auto-julgar,nós compreenderemos nossos semelhantes,não importanto o erro que o outro cometeu,ou comete...Somos caminhantes nesta jornada terrestre,e estamos aquí para aprendermos,para evoluirmos...
    Obrigada pelo texto e ensinamentos,que nosso Mestre a guie e ilumine sua vida,juntamente com os que por aquí passarem.
    Ótima semana à você e té+!
    Bj!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite estimada amiga!
    Passando para desejar à você e a todos os seus familiares,um excelente final de semana,regado à luz provinda dos céus e a companhia permanente de seres celetiais,lhe rendendo ânimo para prosseguir na jornada!
    Um abração fraterno e té+!Bj.

    ResponderExcluir
  11. Menina,desde que ouvi na voz de Divaldo Franco a Oração da Esperança, de Bezerra de Menezes, tenho refletido sobre o tema deste seu post tão inspirado. Há luz aqui.

    Paz e bem! :)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. É uma enorme alegria tê-lo aqui! Abraço!