Se somente amardes os que vos amam que mérito terá?

amarinimigos.gif
"Se somente amardes os que vos amam, que mérito vos reconhecerá, uma vez que as pessoas de má vida também amam? - Se o bem somente o fizerdes aos que vo-lo fazem, que mérito se vos reconhecerá, dado que o mesmo faz a gente de má vida? - Se só emprestardes àqueles de quem possais esperar o mesmo favor, que mérito se vos reconhecerá, quando as pessoas de má vida se entreajudam dessa maneira, para auferir a mesma vantagem? Pelo que vos toca, amai os vossos inimigos, e fazei o bem a todos e auxiliai sem esperar coisa alguma. Então, muito grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom para os ingratos e até para os maus. - Sede, pois, cheios de misericórdia, como cheio de misericórdia é o vosso Deus." Lucas, 6:32 a 36 - Evangelho Segundo o Espiritismo

"Sede prudentes como as serpentes e sem malícia como as pombas." Jesus - Mateus 10:16

O que Jesus queria nos dizer com essas duas passagens? Na primeira nos pede para amar nossos inimigos e na segunda orienta aos discípulos nos seu Discurso Apostólico como proceder.
Quando falamos em amar o inimigo uma grande interrogação.jpg é vista no rosto do ouvinte. Espanto, decepção, incompreensão. Como amar meu inimigo? Muitas vezes me perguntei e ouço muitos fazer a mesma pergunta. Lendo de modo literal, isso seria praticamente impossível. Devemos buscar nas passagens evangélicas uma forma de entender o que está escrito, trazendo para nossa vida diária no convívio com as pessoas. Não estaremos blasfemando ou danificando as escrituras quando fazemos isso, pois Jesus mesmo nos recomenda "Amai  vosso próximo." "Fazei ao vosso próximo tudo aquilo que queria que vos fizesse" "Meu Pai" dizia ele e "Pai nosso" na oração dominical. Concluindo assim que Deus é Pai de Jesus e nosso Pai, portanto, somos todos irmãos. Também disse que não veio destruir a lei, mas dar-lhe cumprimento, nos mostrando o caminho da salvação, que é justamente a prática dos seus ensinamentos. Quem em sã consciência acharia a prática recomendada por Jesus estranha e louca? Também eu achei um dia e digo o que ele nos recomenda não é fácil. Mas... Se quisermos um Planeta Terra, um país, um estado, uma cidade, um bairro, uma rua, um lar, uma escola e etc, etc, etc, melhor devemos nos colocar em movimento na grande tarefa de modificar-nos, deixando o homem velho, para que o homem novo possa tomar seu lugar e amar coração.jpg, mas amar muito superando todas as diferenças.
Falei, falei, falei, mas não disse como amar o inimigo!
È muito simples, não é dedicando-lhe a confiança que tenha com um amigo,  é não lhe guardar ódio, rancor, nem desejo de vingança, é perdoar-lhe, sem pensamento oculto e sem condições, o mal que nos causem, é não opor nenhum obstáculo à reconciliação com eles, é desejar-lhe o bem e não o mal, é experimentar júbilo, em vez de pesar, com o bem que lhes advenha, é socorrê-lo, em se apresentando ocasião, é, finalmente, retribuir-lhes sempre o mal com o bem, sem a intenção de o humilhar. Quem assim procede preenche as condições do mandamento Amai vossos inimigos.
flor4.gif
Muita paz, alegria e saúde!

3 comentários:

  1. Lindo Espírito Azul

    Amar os que amigos é facil mesmo.
    Belo texto e combinado com imagens, valeu!!!!

    Anjo, tem dois selos prá você no meu bloguinho. Passa lá, tá bom?
    Beijo,

    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Gi,adoro passar por aqui,estou nos estudos e no desenvolvimento,hoje acho até fácil amar a todos áté mesmo aquelas que achava impossível,como mudamos nossa conduta quando estamos dispostos a isso e o sentimento que fica não tem preço bjs Renata!

    ResponderExcluir
  3. Há algumas dores que são profundas, que atravessam a poeira do tempo e que tornam mais endurecido o coração para o perdão mútuo.

    Amar quem desgostamos pode ser tão difícil quanto necessário.Mas é um aprendizado que vale muito à pena. Jesus não recomendaria se não fosse fundamental prá conquista da felicidade.

    Na prece encontramos essa força que não temos ainda; essa sintonia maravilhosa com o Pai, que dá fé, conforta e fortalece para as lutas da vida.

    Um beijinho carinhoso, Gi.
    Paz e bem!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. É uma enorme alegria tê-lo aqui! Abraço!