Mediunidade

Mediunidade
Estive domingo em um Seminário dirigido pelo DOM – Departamento de Orientação Mediúnica da União Espírita Mineira e o tema foi a Mediunidade com Jesus. Foi um encontro muito edificante e de grandes ensinamentos tanto para quem não pratica a mediunidade como para aqueles que já a praticam. O Estudo sério e aprofundado desta faculdade é de fundamental importância  e para isso foi escrito o Livro dos Médiuns – LM – onde Allan Kardec expõe toda dificuldade que poderemos encontrar e o caminho seguro para chegar a um fim.
“A mediunidade é a faculdade que permite o intercâmbio do mundo físico com o corporal.” Curso de Educação Mediúnica – FEESP
“O dom da mediunidade é tão antigo quanto o mundo. Todos os povos tiveram seus médiuns. E as inspirações de Joana D’arc nada mais eram que a voz dos Espíritos benfeitores que a dirigiam.  LM, 2ª parte, Cap. XXX, item 11
O intercâmbio mediúnico ocorre através do pensamento. LM, 2ª parte, Cap. XIX, item 225
Hoje não é espanto para ninguém, depois da Série André Luiz; os espíritos não falam como nós (voz articulada), mas sim pelo pensamento.
A função do Centro Espírita e acolher, amparar, e ensinar à luz do EVANGELHO do Nosso Senhor Jesus aqueles que sofrem a caminhar com suas próprias pernas e superar as dificuldades.
Muitos pensam que por terem mediunidade ostensiva, ou querem ver se tem, ou os que passam por problemas pessoais de variadas ordens, os que estão com alguma doença psíquica  demandam ao Centro em busca do reequilíbrio achando as vezes que se participarem das reuniões mediúnicas resolverão seus problemas, ou mesmo com o intuito da curiosidade.
A bandeira do Espiritismo é “Sem caridade não há salvação” a recomendação do mestre Jesus “Amai-vos uns aos outros”, ele nos ensinou com seus atos e  com suas parábolas como devemos nos portar diante de nossos irmãos – Parábola do bom Samaritano. E Paulo de Tarso na Epístola aos I Coríntios fala da CARIDADE. Sigamos os ensinos dos Evangelhos para que um dia possamos falar como Paulo em Gálatas 2:20:
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Vejamos um exemplo:
Estou fazendo um curso de medicina, 1º ano, cirurgia. Surge um paciente e logo me prontifico a realizar a cirurgia que será do intestino.
Eu tenho capacidade e conhecimento para tal empreendimento?
Claro que não. Para que tenha certeza do que estou fazendo, firmeza nas mãos, destreza eu logo preciso terminar o curso, praticar sobre orientação dos médicos mais experientes, ou seja, preciso ESTUDAR ADQUIRIR CONHECIMENTO DE MIM MESMA, sabendo assim discernir o que posso e o que não posso fazer e o que fizer se  vai ser útil? 
Logo com a mediunidade é a mesma coisa.
Reflexão: “Enquanto não desenvolver a sua capacidade de compreender, analisar, julgar, discernir e respeitar a verdade não terá condições de transformar-se. Sua transformação depende de experiências, estudos, reflexão apoiados em uma mente aberta para a realidade e não fechada em esquemas de artifícios.”
“Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida.” Sócrates
Viver exige reflexões permanente e conhecer-se pede:
  • Aceitar a si mesmo (amar a si mesmo)
  • Ser a própria pessoa (autêntica)
  • Esquecer de si mesmo no amor (voltar-se para o outro)
  • Acreditar (compromisso e fé)
  • Pertencer (senso de comunidade: “nenhum homem é uma ilha) Curso de Educação Mediúnica – FEESP
Para que pratiquemos mediunidade segura sem danos nem para nós e nem para os outros é necessário estudar; participar das reuniões públicas (onde se falará do Evangelho), fazer o curso do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita), participar de alguma atividade no centro(onde angariará afinidade com os tarefeiros), praticar o Culto Cristão no Lar (onde trará para seu lar as bênçãos de Deus e a proteção do Cristo), a prática da prece ( onde aprenderá a louvar, agradecer a pedir - pergunta: 658 a 666)e fundamentalmente conhecer as obras basilares do Espiritismo e as subsidiárias sérias que são:
  • Livro dos Espíritos (LE)
  • Livro dos Médiuns (LM)
  • Evangelho Segundo o Espiritismo (ESSE)
  • A Gênese (G)
  • Céu e inferno (CI)
  • Obras Póstumas (OP)
  • Revista Espírita de 1858 a 1869 são 12 volumes (RE)
  • Série André Luiz psicografia de Francisco Cândido Xavier
  • Obras de Martins Peralva
  • Divaldo Franco
  • Yvonne do Amaral Pereira, entre outros.
  • E NUNCA ESQUECER DO ROTEIRO SEGURO FORNECIDO PELO MODELO E  GUIA DA HUMANIDADE (pergunta 624 de o LE)  JESUS EM SEU EVANGELHO DE AMOR E VERDADE.
“EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.”
“CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.”
Mediunidade sem isso, é apenas uma faculdade e nunca será ÚTIL para ninguém.
“Daí graça o que de graça recebestes”, mas com discernimento. O grifo é nosso
DECÁLAGO PARA OS MÉDIUNS
Cap. XXVI – item 7 (LM)
  1. Rende culto ao dever.
Não há fé construtiva onde falta respeito ao cumprimento das próprias obrigações.
Atos: 6:4
  1. Trabalha espontaneamente.
A mediunidade é um arado divino que o oxido da preguiça enferruja e destrói.
João: 9:4
  1. Não te creias maior ou menor.
Como as árvores frutíferas, espalhadas no solo, cada talento mediúnico tem sua utilidade e sua expressão.
João:13:35
  1. Não esperes recompensas do mundo.
As dádivas do Senhor, como sejam o fulgor das estrelas e a carícia da fonte, o lume da prece e a bênção da coragem, não tem preço na Terra.
Mateus:6:4
  1. Não centralize a ação.
Todos os companheiros são chamados a cooperar, no conjunto das boas obras, a fim de que se elejam à posição de escolhidos para tarefas mais altas.
Mateus 18:20
  1. Não te encarceres na dúvida.
Todo o bem, muito antes de externar-se por intermédio desse ou daquele intérprete da verdade, procede, originariamente, e de Deus.
Marcos 16:20
  1. Estuda sempre.
A luz do conhecimento armar-te-á o espírito contra as armadilhas da ignorância.
Lucas 8:10
  1. Não te irrites.
Cultiva a caridade e a brandura, a compreensão e a tolerância, porque os mensageiros do amor encontram dificuldade enorme para se exprimirem com segurança através de um coração conservado em vinagre.
Mateus 5:5
  1. Desculpa incessantemente.
O ácido da crítica não te piora a realidade, a praga do elogio não te altera o modo justo de ser, e, ainda mesmo que te categorizem à conta de mistificador ou embusteiro, esquece a ofensa com que te espanquem o rosto, e, guardando o tesouro da consciência limpa, segue adiante, na certeza de que cada criatura percebe a vida do ponto de vista em que se coloca.
Mateus 18:21 e 22
  1. Não temas perseguidores.
Lembra-te da humildade do Cristo e recorda que, ainda Ele, anjo em forma de homem, estava cercado de adversários gratuitos e de verdugos cruéis, quando escreveu na cruz, com suor e lágrimas, o divino poema da eterna ressurreição.
Mateus 14:27
André Luiz
Espírito da Verdade
Paz, saúde e alegria para todos!

-

8 comentários:

  1. Amiga, está lindo seu blog! Parabéns!

    Obrigada pelo comentário lá no blog novo. Tem muitos posts longos que são mais anotações para mim mesma, sabe. Mas tem outros menores e mais leves. Com o tempo vou ajeitando...

    Nem sei mais o que é MSN... mas isso espero não durar muito, só o tempo de firmar-me (espero).

    Mil beijos e duas mil bênçãos!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito completo o estudo.
    Na casa onde estudei e trabalho, só pode-se trabalhar como médium após fazer o curso específico de desenvolvimento da Mediunidade, onde estudamos todos os fenômenos, a teoria, e a partir do 3o ano temos parte do tempo da aula para teoria e o restante para trabalho em mesa mediúnica.
    O curso tem duração de 5 anos.
    Pelo que entendi vocês estudam a doutrina através do ESDE.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. O ESDE é o estudo ideal para iniciantes ou não. Sim é verdade para que se trabalhe com a mediunidade temos que ter conhecimentos básicos ou cairemos em animismo (que dentro de um limite não é tão sério, pois na mediunidade o animismo faz parte)ou em mistificação, e devemos entender: onde, quando, porque e para que trabalhar mediunidade, mediunidade com ou sem Jesus, base significativa no Evangelho......... É isso irma Jeanne vamos aos estudos!!! Paz!

    ResponderExcluir
  4. Olá Gianete,
    Assim como voce também sou espírita.
    Achei lindo seu blog e virei sempre te visitar. Venha me visitar também.
    www.miltalentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gi!
    É ótimo poder acompanhar suas postagens,pois sempre aprendo um pouco mais.Sou de ler e estudar sobre Jesus e seus ensinamentos,os exemplos,as parábolas que sempre me fascinaram,assim como tudo o que é refente ao espírito...Estou caminhando e desejo me aprimorar nesta evolução.
    Aquí em minha casa,nós fazemos uma reunião(entre a família,por enquanto...)toda quarta-feira da semana,onde realizamos em conjunto,o estudo bíblico e conversamos à respeito,trazendo as instruções para a vida prática...As orações também se fazem presente,pois são necessárias...Uma certeza tenho,é ótimo estar aprendendo e colocando em ação o aprendizado,pois se fosse o contrário,de nada valeria...E que nossa missão expanda-se cada vez mais!
    Obrigada pelo post!Que DEUS te ilumine sempre!Beijo e té daquí à pouco!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi adorei teu blog ,também estou estudando,achei as mensagens muito enriquecedoras,gosto muito de ler textos instrutivos ,pois to arrecem engatinhando,mas com paciência chego lá bjs uma nova admiradora do teu trabalho Renata.

    ResponderExcluir
  7. oi como eu descubro que eu sou medium e como eu posso controlar porque eu vejo pessoas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Alice! Bem vinda! Médiuns todos nós somos! A diferença é que uns tem a mediunidade aflorada e outros não. O importante minha querida amiga é você fazer leituras de teor moral elevado como o Evangelho, participar de Reuniões Públicas se for Espírita, se não partipar das reuniões da religião da qual professa sua fé. Sempre ao levantar-se, ao deitar-se, ao sair eleve seus pensamentos ao nosso Pai criador em agradecimento a todas as oportunidades que lhes foram oferecidas. Evite pensamentos de ódio, vingança, raiva, ciúme, inveja... Espero ter lhe ajudado um pouco. Se quiser falar mais o meu MSN é: gianeterocha33@hotmail.com - será um prazer poder conversarmos. Um grande abraço! Muita paz, luz e harmonia!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. É uma enorme alegria tê-lo aqui! Abraço!