Poder oculto. Talismã. Feiticeiros


551) Pode um homem mau, com auxílio de um mau Espírito que lhe seja dedicado, fazer mal ao seu próximo?

"Não; Deus não o permitiria."

552)Que se deve pensar da crença no poder, que certas pessoas teriam, de enfeitiçar?

"Algumas pessoas dispõem de grande força magnética, de que podem fazer mau uso, se maus forem seus próprios Espíritos, caso em que possível se torna serem secundados por outros Espíritos maus. Não creias, porém, num pretenso poder mágico, que só existe na imaginação de criaturas supersticiosas, ignorantes das verdadeiras leis da Natureza. Os fatos que citam, como prova da existência desse poder, são fatos naturais, mal observados e sobretudo mal compreendidos."

553)Que efeito podem produzir as fórmulas e práticas mediante as quais pessoas há que pretendem dispor do concurso dos Espíritos?

"O efeito de torná-las ridículas, se procedem de boa fé. No caso contrário, são tratantes que merecem castigo. Todas as fórmulas são mera charlatanaria. Não há palavra sacramental nenhuma, nenhum sinal cabalístico, nem talismã, que tenha qualquer ação sobre os Espíritos, porquanto estes só são atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais.

a) - Mas, não é exato que alguns Espíritos têm ditado, eles próprios, fórmulas cabalísticas?

"Efetivamente, Espíritos há que indicam sinais, palavras estranhas, ou prescrevem a prática de atos, por meio dos quais se fazem os chamados conjuros (invocação de magia). Mas, ficai certos de que são ESPÍRITOS que de vós outros se escarnecem e zombam da vossa credulidade."

Livro dos Espírtos, segunda parte, capítulo IX.
Os grifos são nossos.
Respeitamso todos os cultos religiosos e crenças e estamos aqui fazendo esclarecimentos dentro das obras básicas do Espiritismo, porque, o Espiritismo diz a seus adeptos: Não violenteis nenhuma consciência; não forceis ninguém deixar sua crença para adotar a vossa; não lanceis anátema (condenação/reprovação) sobre aqueles que não pensam como vós; acolhei aqueles que vêm a vós e deixai em paz os que vos repelem. Lembrai-vos das palavras do Cristo; outrora o céu se tomava pela violência, hoje pela brandura. (Cap.IV, itens 10 e 11 do ESE) . Cap.XXV item 11.
O Espiritismo na cultua com práticas exterios, fórmulas, talismãs...
Continuaremos os estudos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. É uma enorme alegria tê-lo aqui! Abraço!